Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Gse_multipart13851

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC

+4
Bocate
Alvega
asjsouzajr
Netinho
8 participantes

Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Netinho Seg 28 Mar 2011, 16:59

Pessoal,já vi vários tutoriais sobre FMC e FMGC, e sempre o cara tem um programa que cálcular as rotas,o peso do avião,e o tanto de gasolina(sei que da pra ver no proprio avião), só que nunca acho tal programa,apesar de achar o fmc sem graça,e muito complicado,estou cá eu aprendendo..então se alguém tiver conhecimento de um programa desse free.. ou outros que auxilie no fmc, para facilitar... ficarei agradecido....


grato..
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por asjsouzajr Seg 28 Mar 2011, 18:15

Netinho isso depende do aviao que vc ta querendo usar.
Alguns Addons possuem programas para auxiliar no calculo de combustivel.

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Netinho Seg 28 Mar 2011, 18:24

queria usar nas aeronaves da wilco.. é mais pra cálcula a rota que quero pega,que tem akela fraseologia da aeronaútica para indentificar a rota e por no fmc ou fmgc.. entende?

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por asjsouzajr Ter 29 Mar 2011, 05:27

pra ser bem sincero, nao entendi muito bem nao confused

mas vamos lá.

Qual aeronave da Wilco exatamente ? 737 PIC, Ejets, ...

Vou te falar de como funciona nos Ejets, que eu entendo melhor, ate pq na VA que sou membro, nós soh podemos voar E190 e/ou E195 (e agora os ATR's):

O FMC (ou FMS, ou MCDU, ou FMGC) nao vai te calcular a rota, ate pq se vc por apenas o aero de origem e de destino o Computador de bordo vai entender como um voo direto entre esses 2 pontos.
Existem varias formas pra vc determinar a rota que vc vai utilizar, alguma delas:
- estar cadastrado numa VA q te fornecera escalas de voo com todas as rotas e niveis de voo, ou lhe fornece as rotas da Cia (tambem com a rota e os niveis de voo)
- um programa chamado VRoute, onde vc pode colocar o aero de origem e ele te informa voos saindo daquele aero, ou vc poe o destino e ele diz voos com aquele destino. Isso na versao freeware ! cabe lembrar que todos os planos de voo fornecidos por ele, sao planos elaborados por outros pilotos virtuais, sendo assim, cabe a vc se certificar que aquele PV esta correto.
- e a forma mais prazerosa: calcular vc mesmo estando de posse das cartas de rota (no caso do Brasil sao as ERC's que vc pode baixar no site da AIS WEB http://www.aisweb.aer.mil.br Mas pra fazer isso vc devera ter conhecimento de outras coisas como Aerovias de alta e de baixa, saber se aerovia eh par ou impar, se eh de mao unica e etc...
O calculo do combustivel:
essa parte eh boa !!!
no caso do 737 PIC, existe um software a parte que te calcula isso, bastando apenas a insercao dos dados do PV.
o Ejet, pode te calcular isso, desde q vc insira todo o plano de voo no MCDU e preencha corretamente o Perf Init do mesmo.
Os manuais das aeronaves ensinam todo o procedimento.
mas eu acho sem graca, eu particularmente faco os calculos todos (ate reconheco q nao 100% correto, pois ignoro o vento em nivel de cruzeiro e utilizo a mesma formula para os diferentes niveis de voo. Mas o calculo de peso de tripulacao/Pax/Bagagem e o Fuel para Origem-->Destino/+ 10%/Dest-->Altern/Reserva/Operacoes em Solo como taxi/Fuel para Orbitas no destino, sou eu que calculo)
enfim... o voo em si eh uma ciencia, e vc nao vai encontrar formulas magicas, o jeito eh debrucar sobre todos os manuais e tutoriais e estudar wink
qualquer coisa, grita ai !
no que eu puder ajudar estarei em QAP
ou outros membros que inclusive tem mais conhecimentos que eu.

e desculpe o post grande. Rulez

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Netinho Ter 29 Mar 2011, 11:27

Muito obrigado,pelo esclarecimento,baixei o vroute e já quebro um galho,e uso os airbus da wilco de preferencia o a320... tenho que me aprofunda mais sobre o FMC,é pouquinho chato mas sou brasileiro(não desisto nunca ).. hahha.. vlws amigão...

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Alvega Ter 29 Mar 2011, 21:22

Netinho, existe também o FSCommander, muito bom para cálculo de rotas e que também possui uma função para cálculo aproximado de combustível.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Netinho Qua 30 Mar 2011, 09:32

Alvega escreveu:Netinho, existe também o FSCommander, muito bom para cálculo de rotas e que também possui uma função para cálculo aproximado de combustível.

Esse FSCommander é pay ou free??
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Bocate Qua 30 Mar 2011, 13:58

Esse FSCommander é pay, o site do produto é esse: http://www.fscommander.com/
thumbsup
Bocate
Bocate
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/07/2010
Mensagens : 977
Reputação : 81
Idade : 43
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por rauancf Qua 30 Mar 2011, 21:37

Netinho, eu achava FMC complicado também, ficava perdido com aquele treco. Ai um dia comprei o E-jet serie 1 da Wilco e aprendi rapidinho lendo o manual que tem em algum tópico aqui do VV, recomendo. Ao ler você vai ver como é fácil, e já serve de base para outras aeronaves. É meio grandinho o tutorial mas vale muito a pena!
rauancf
rauancf
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 24/06/2010
Mensagens : 229
Reputação : 16
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Ciências Aeronáuticas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por willian402m Qui 31 Mar 2011, 03:16

você acha sem graça o fmc, é por que usa a Wilco lol

_________________
[FSX] Programa para Auxiliar no FMC 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Alvega Qui 31 Mar 2011, 04:36

willian402m escreveu:você acha sem graça o fmc, é por que usa a Wilco lol

Não entendi. Qual o problema com o FMC dos Wilco?

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por asjsouzajr Qui 31 Mar 2011, 06:43

tambem nao entendi scratch

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Bocate Qui 31 Mar 2011, 08:34

Tenho o 737, Airbus 1 e 2 e e-jets da Wilco e não vejo problemas com o FMC deles.
Bocate
Bocate
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/07/2010
Mensagens : 977
Reputação : 81
Idade : 43
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por José Augusto Lima Qui 31 Mar 2011, 09:53

Nem eu.... [FSX] Programa para Auxiliar no FMC 286198
José Augusto Lima
José Augusto Lima
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2009
Mensagens : 1920
Reputação : 79
Idade : 72
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

http://tecnojato.jau@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Netinho Qui 31 Mar 2011, 10:06

nem eu... confused

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por chadruns Qui 31 Mar 2011, 11:19

aproveitando o tópico do amigo,,, na hora de programar o FMC do 767 Level-D eu pego as informações de peso no próprio flight, agora eu não sei que opção é cada uma e como passa para o fmc, por exemplo zero fuel weight, eu não sei qual das opções do flight na parte de combustíveis representa zero fuel weight e como eu passo os digitos pois no flight ele da como lbs um numero gigante e no fmc só cabe 3 números.

abraços
chadruns
chadruns
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 304
Reputação : 6
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Alvega Qui 31 Mar 2011, 19:47

chadruns escreveu:aproveitando o tópico do amigo,,, na hora de programar o FMC do 767 Level-D eu pego as informações de peso no próprio flight, agora eu não sei que opção é cada uma e como passa para o fmc, por exemplo zero fuel weight, eu não sei qual das opções do flight na parte de combustíveis representa zero fuel weight e como eu passo os digitos pois no flight ele da como lbs um numero gigante e no fmc só cabe 3 números.

abraços

O Level-D tem o seu próprio configurador, onde aparece em libras e em kg. Se ele der por exemplo um ZFW de 110.530
você coloca no FMC 110.5.
Para não usar libras, coloque no FSX em Hybrid e depois escolha as unidades em kg no configurador do Level-D.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por chadruns Sex 01 Abr 2011, 08:00

Alvega escreveu:
chadruns escreveu:aproveitando o tópico do amigo,,, na hora de programar o FMC do 767 Level-D eu pego as informações de peso no próprio flight, agora eu não sei que opção é cada uma e como passa para o fmc, por exemplo zero fuel weight, eu não sei qual das opções do flight na parte de combustíveis representa zero fuel weight e como eu passo os digitos pois no flight ele da como lbs um numero gigante e no fmc só cabe 3 números.

abraços

O Level-D tem o seu próprio configurador, onde aparece em libras e em kg. Se ele der por exemplo um ZFW de 110.530
você coloca no FMC 110.5.
Para não usar libras, coloque no FSX em Hybrid e depois escolha as unidades em kg no configurador do Level-D.

blz, Obrigado Alvega
chadruns
chadruns
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 304
Reputação : 6
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[FSX] Programa para Auxiliar no FMC Empty Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos