Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Gse_multipart13851

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

+5
GentleGroove
Edenio Rodrigues
Braconi
fsilvaporto
campospinto
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por GustavoMinuano Dom 09 Dez 2012, 12:08

Fabbrini escreveu:Tudo bom galera....

Eu dou aula de performance para os novos pilotos da Azul e já voo esse avião por quase 2 anos então posso falar algo a respeito...

Obrigado pela contribuição e principalmente pelo tempo dedicado a nós entusiastas...

Abraço!

_________________
Flôres, F. Gustavo
ANC001 - Board Member Anumará Cargo - http://www.anumara-cargo.com
E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Boeing777_Banner_Pilot
GustavoMinuano
GustavoMinuano
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 516
Reputação : 26
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

http://www.gustavoflores.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Fabbrini Dom 09 Dez 2012, 13:03

Braconi escreveu:Fabrini,

O derate destes motores nos dois traços que você indicou reduz a potência em quanto?

Existe mais de um perfíl?

Braconi, hoje na Azul existem 2 modos de Derate. Tem a decolagem normal TO-1 (sem Derate), e ainda podemos reduzir a potencia na decolagem usando TO-2 e TO-3. O TO-3 na verdade voltou recentemente na nossa operação pois ele estava inibido para operação.

Em TO-1 temos toda a potencia disponivel do motor, ou seja 18.500. Em TO-2 temos 17.100 e no TO-3 temos 15.450 de potencia.

Sobre um derate ainda podemos reduzir mais ainda a potencia utilizando o "Flex Temperature" ou "Assumed Temperature". Ou seja a redução de potencia é grande para a decolagem. Mas tudo de maneira segura, obvio, utiliza-se um software chamado EPOP que faz todos esses calculos para nós. Ele usa todas as condições meteorologicas de momento, mas as informações de pista em uso, obstaculos, etc. E faz esse calculo para nós pilotos.

Acho que é isso Braconi, qualquer coisa é avisar....
GustavoMinuano escreveu:
Obrigado pela contribuição e principalmente pelo tempo dedicado a nós entusiastas...

Abraço!

Prazer é meu....


Abraços pessoal... thumbsup
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Braconi Dom 09 Dez 2012, 14:45

Fabbrini escreveu:
Braconi, hoje na Azul existem 2 modos de Derate. Tem a decolagem normal TO-1 (sem Derate), e ainda podemos reduzir a potencia na decolagem usando TO-2 e TO-3. O TO-3 na verdade voltou recentemente na nossa operação pois ele estava inibido para operação.

Em TO-1 temos toda a potencia disponivel do motor, ou seja 18.500. Em TO-2 temos 17.100 e no TO-3 temos 15.450 de potencia.

Sobre um derate ainda podemos reduzir mais ainda a potencia utilizando o "Flex Temperature" ou "Assumed Temperature". Ou seja a redução de potencia é grande para a decolagem. Mas tudo de maneira segura, obvio, utiliza-se um software chamado EPOP que faz todos esses calculos para nós. Ele usa todas as condições meteorologicas de momento, mas as informações de pista em uso, obstaculos, etc. E faz esse calculo para nós pilotos.

Acho que é isso Braconi, qualquer coisa é avisar....
:

Grato pela explicação Fabrini,

Estes equipamentos embarcados como o caso do EPOP são muito interessantes, pois trazem para as mãos da tripulação informações vitais de despacho tornando a tripulação muito mais autonoma em termos do Take off data.

O uso de temperatura flexível é livre desde que se respeitem os limites ou restrições regulamentares, mas no caso do derate mesmo sendo possível a combinação de ambos , os tripulantes sob próprio critério conseguem alterar o rating para um perfíl já previamente aprovado pela engenharia ? Ou, se trabalha apenas com um rating fixado (seja ele full rated ou darated) que esteja dentro do perfíl operacional considerado como "ideal" limitando a tração máx. na decolagem apenas via flex?

thumbsup

Adicionando uma pergunta:

Na Azul, a rota VCP-MAO utiliza redespacho ?



Última edição por Braconi em Dom 09 Dez 2012, 19:56, editado 3 vez(es)
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por sergiotucano Dom 09 Dez 2012, 16:20

A flex temp é setada conforme o EPOP indica thumbsup

Fabbrini, realmente, VCP-MAO com o E190 é um voo a parte devido a restrição, snme, ele e os voos apartid do SDU são os únicos voos que se decola com TO-1 não? Pelo menos acho que era.

Após decolagem não se sobe mais a 290/.70? Aumentou o mach para quanto? .72?

E saberia informar se em operações no SDU é usando TO-1 com flaps 4?


sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Fabbrini Dom 09 Dez 2012, 23:29

Braconi escreveu:
Grato pela explicação Fabrini,

Estes equipamentos embarcados como o caso do EPOP são muito interessantes, pois trazem para as mãos da tripulação informações vitais de despacho tornando a tripulação muito mais autonoma em termos do Take off data.

O uso de temperatura flexível é livre desde que se respeitem os limites ou restrições regulamentares, mas no caso do derate mesmo sendo possível a combinação de ambos , os tripulantes sob próprio critério conseguem alterar o rating para um perfíl já previamente aprovado pela engenharia ? Ou, se trabalha apenas com um rating fixado (seja ele full rated ou darated) que esteja dentro do perfíl operacional considerado como "ideal" limitando a tração máx. na decolagem apenas via flex?

thumbsup

Adicionando uma pergunta:

Na Azul, a rota VCP-MAO utiliza redespacho ?


A tripulação tem total autonomia para decolar da maneira que achar melhor. Se o Cmte. e o Cop. do voo não quiserem usar nenhum Derate, por exemplo, eles chegam em um acordo após um CRM básico e decidem o que fazer. Usar apenas Flex, sem Derate. Ou usar Max. potência sem nenhuma redução, a palavra final é da tripulação sempre.

O Redespacho nesta rota de MAO na Azul ainda está em fase de testes, ela não opera voo com redespacho ainda.

sergiotucano escreveu:A flex temp é setada conforme o EPOP indica thumbsup

Fabbrini, realmente, VCP-MAO com o E190 é um voo a parte devido a restrição, snme, ele e os voos apartid do SDU são os únicos voos que se decola com TO-1 não? Pelo menos acho que era.

Após decolagem não se sobe mais a 290/.70? Aumentou o mach para quanto? .72?

E saberia informar se em operações no SDU é usando TO-1 com flaps 4?

Voos partindo do SDU e de VCP para MAO, não necessariamente vão ser TO-1, vai ser o que o EPOP falar ou a tripulação decidir, respeitando-se é claro os limites de performance. Mas eu já fiz MAO decolando TO-2 por exemplo... Já decolagem do SDU é muito dificil decolar sem ser TO-1, pois mesmo o avião estando vazio, utiliza-se lá o abastecimento economico pois o ICMS no Rio é bem barato então é melhor abastecer bastante lá para economizar em VCP.

A Azul nunca subiu com esse padrão 290/.70. O padrão antigo era 290/.74. Porém hoje depende do peso do avião e do FL de cruzeiro e se é um E190 ou um E195. Tem um programa chamado "climb speeds" instalado no EFB que faz esse calculo para nós e tem tabelas em manuais de backup.

SDU vai ser sempre Flap 4 e como ja comentei, muito provavelmente vai ser TO-1 pois as decolagens de lá são com a aeronave bem pesada para aquele aeroporto.
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por sergiotucano Dom 09 Dez 2012, 23:37

Fabbrini, eu tenho uma navegação jeppsen sedida para minha pessoa por aqui, onde o climb era 290/.70 tenho quase certeza disso. E quando eles mudaram novamente a Jeppsen eu tivemos outra cópia e isso não mudou.

Vou tentar achar por aqui para confirmar, ou não, a informação.

Show de bola! Imaginava que para MAO era sempre TO-1 pelo peso que a aeronave decola.

Essa tabela que é usada hoje, voê poderia passar ou vamos ter que tentar recorrer a outras fontes?! assobiar
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Fabbrini Dom 09 Dez 2012, 23:49

Eu infelizmente não posso ceder nada.... É documento oficial da empresa e considerado confidencial....

Como eu disse, o que eu puder falar a respeito eu falo, mas o que não der.... Foi mau....


Quanto a navegação, só se ela for muito antiga mesmo.... Pois desde que eu entrei na empresa a Azul já voava com 290/.74 a um bom tempo. Então só se for bem antiga mesmo.....

Abrc
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por sergiotucano Dom 09 Dez 2012, 23:52

Uma é de 2010 e esta na minha mão nesta foto do avatar wink
A outra é de 2011.

Vou procura-las aqui e confirmar a informação thumbsup
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Fabbrini Seg 10 Dez 2012, 00:04

2011 não é possivel pois a Azul já estava com o SOP Revisão 7 e o padrão já era 290/.74....

O que acontece tambem é que a navegação pode vir com um padrão que não é usado na hora do voo mesmo. É o que acontece hoje por exemplo, pois o software que o DOV usa não permite ele mudar o valor de subida para cada voo em particular então ele coloca 290/.74, mas depois os pilotos veem qual é o valor que o software dá.....
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por sergiotucano Seg 10 Dez 2012, 22:44

Grande Fabbrini!

Cara, eu verifiquei as Jeppsens que tenho aqui e reamente o climb speed em normal rate já era mesmo 290/.74. Inclusive é essa que eu setei na nossa Jeppsen. thumbsup

sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Braconi Seg 10 Dez 2012, 23:13

Fabbrini escreveu:

O Redespacho nesta rota de MAO na Azul ainda está em fase de testes, ela não opera voo com redespacho ainda.


A redução do T.O fuel tem sido considerável?
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por sergiotucano Seg 24 Dez 2012, 11:32

Fabbrini !

Não nos deixe sem resposta ! thumbsup Very Happy
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Fabbrini Seg 24 Dez 2012, 12:55

Braconi escreveu:
Fabbrini escreveu:

O Redespacho nesta rota de MAO na Azul ainda está em fase de testes, ela não opera voo com redespacho ainda.


A redução do T.O fuel tem sido considerável?

Opa.... Nem tinha visto essa resposta..... Desculpa a demora..... thumbsup

No caso do Embraer a economia é pequena. Nem se compara com MD-11, 777, A330.... Uma rota dessas, mais ou menos uma economia de 200-300 kgs por voo. Multiplique por 365 e veja a economia em 1 ano de operação.

Porém o problema dessa rota são as alternativas de Manaus. São muito longe, se você colocar combustivel para Santarém apenas então você só tem essa opção não para ir para nenhum outro lugar. Tem que colocar combustivel para cobrir mais de um alternado porque na região amazônica aparece CB's muito rapido. E em Manaus tem uma CB que mora lá. yes

Toda vez que eu vou fazer essa rota eu sempre sugiro um pouco de combustivel extra para o Cmte. Já vi muita gente alternando sendo que uma pequena espera de 15 minutos fazem a diferença entre pousar lá ou ir para ir para a alternativa. Normalmente 500 kgs são o suficientes.

Abraços...
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por sergiotucano Seg 24 Dez 2012, 13:18

Considerando que a Azul , ainda considera?, considera 2000kg por hora de voo para os Ejets, 500kg é a conta para 15 min em espera.

MAO além de ter o problema da distância e do CB residênte , tem o problema da região onde todos os aerodromos são distantes....

Boa Vista é a Alternativa a MAO não?

São 1432nm e mais 355nm para Boa Vista !
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Fabbrini Seg 24 Dez 2012, 13:24

sergiotucano escreveu:Considerando que a Azul , ainda considera?, considera 2000kg por hora de voo para os Ejets, 500kg é a conta para 15 min em espera.

MAO além de ter o problema da distância e do CB residênte , tem o problema da região onde todos os aerodromos são distantes....

Boa Vista é a Alternativa a MAO não?

São 1432nm e mais 355nm para Boa Vista !

Os E190/195 gastam 3.000 kgs na primeira hora (tem a subida) e nas horas seguintes 2.000 kgs.

Boa Vista é alternativa de MAO sim, o problema é que lá não tem operação da Azul então se você for pra lá não vai ter equipe de solo para te ajudar. Por isso é bom considerar Belem, ou Porto Velho. Aí você decide alternar ainda em cruzeiro, nem vai até MAO. Por isso eu recomendo sempre 500kgs a mais pelo menos.
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Braconi Seg 24 Dez 2012, 20:38

Fabbrini escreveu:

Opa.... Nem tinha visto essa resposta..... Desculpa a demora..... thumbsup


Nem esquenta , sabemos que você dispõe de pouco tempo para acessar a net. thumbsup

De qualquer forma obrigado pela participação de peso no fórum. É uma honra ter um profissional gabaritado desfrutando da mesma paixão de forma tão coerente e humilde!

Abraço !
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem - Página 2 Empty Re: E-Jets V2 Embraer 175/195 - problemas na decolagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos