Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Gse_multipart13851

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

4 participantes

Ir para baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por harmach Seg 09 Dez 2013, 02:55

Pessoal,

Há algum tempo, postei uma mensagem sobre o OOM (Out Of Memory) que, na verdade, é uma limitação dos aplicativos em 32 bits (sim, inclusive o novissimo P3Dv2!) que só podem aperar até 4GB de Memória Virtual (Não confundam com a RAM - Memória Física Instalada)

Estava usando Sysinternal Process Explorer para monitorar, mas ele, por si só, já consome bem.

Vi uma dica em um forum gringo, nos "remarks" e achei FENOMENAL Amor 

Que tal monitorar no próprio FSX, via FSUIPC?

Para monitorar o uso de VAS no próprio FSUIPC (tem que ser o "pago")

Instruções:

1-Abra a tela do FSUIPC no FSX/P3D. Vá na aba “logging” tab, na parte diretira tem a caixa “specific value checks”, insira na caixa "offset" o valor 024C (é ZERO não a letra "O").

2-Altere, ao lado o “type” do valor S8 para S32. (e só!)

3-Você pode utilizar de 2 modos, na caixa abaixo "Display to" clique em FS Title Bar (Ele substitui no modo janela o nome do Programa "Microsoft Flight Simulator X" pelo valor remanescente da VAS, com atualização constante). Se utilizar o modo Full, clique na caixa FS Window, abrira uma caixa e dimensione ao seu gosto.

Salve e saia. O Valor que aparece será a VAS remanescente (até que atinja o valor de 0 - 4GB ou mais, e ai... OOM.

Acho importante, pois não adianta ter a máquina da "NASA" pois isso ocorre com altas configs, já aconteceu comigo, em testes, no FSX/P3D e sim, P3Dv2.

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Tc51

Minha memória virtual (VAS) com o T7 no solo, por exemplo fica em 1.780.338 Kb/1,7GB em um cenário default.
No teste em EGLL (UK2000 - alvo de muita reclamação com Vancouver), com o T7, sem carreghar clima, cai para 857.056 kb 0.8GB. Acabei de testar o ASN (Active Sky Next... depois de uns testes falo deste "cabra") e carregou somente 10Mb (gostei!!)

EGLL com esse METAR via ASN (EGLL 090420Z 20006KT 0099 BR FG +GR NOSIG 06/06 Q1027 RMK EDITED WEATHER) 821,036 kb (não custa lembrar que é VAS restante!!!)

Espero que esta dica seja Útil, pois para mim, foi D+ happy 

Obs: Em vôos longos, tende a cair, pois o cache não é "limpo" zangado  Muitas vezes, lembro em especial em um ORBX (NZ), no fim de uma perna do Long Haul da IVAO.
OBS2: O FSUIPC tem um alarme interno (quem já teve OOM sabe!) que "avisa" quando a coisa ta feia! como a foto abaixo zangado mad  (Calma!! este eu fiz de propósito!)

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) 0tft
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por Paulo Stavis Seg 09 Dez 2013, 13:46

Testei rapidamente aqui e realmente a dica funciona, bem fácil de fazer. Obrigado!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por Pessanha Seg 09 Dez 2013, 22:50

Valeu Machado, excelente dica, estou tendo esse problema constantemente, domingão, depois de um Long Haul (CYYZ - SCEL) 11:40 de voo, na final OOM

Vale ressaltar que, uma vez utilizada a memória VAS, ela não zera caso feche os programas, ou seja, se você abriu o PFPX + Chrome + um monte de outras coisas, e depois fechou para abrir o FSX, não adiantará!! Reset e inicie o FSX!

Abraços!!

_________________
Thiago Pessanha
I7 3820 4.6Ghz-32Gb Ram 1866Mhz-ASUS GTX680 DirectCU II TOP Edition 2GB-ASUS Sabertooth X79-2X OCZ Vertex 4 256GB Raid 0-Cooler Corsair Hydro Series H100-Saitek Pro Flight Yoke-CH PRODUCTS Pro Pedals Discover Bundle-W7 64bits
Pessanha
Pessanha
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 17/04/2012
Mensagens : 669
Reputação : 41
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por Duley Seg 09 Dez 2013, 23:22

E se ao começar a perceber que minha memória tá indo embora, eu entrar nas configurações do FSX e diminuir os slides de trafego, mesh e etc? Adianta?

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por harmach Ter 10 Dez 2013, 01:35

Duley escreveu:E se ao começar a perceber que minha memória tá indo embora, eu entrar nas configurações do FSX e diminuir os slides de trafego, mesh e etc? Adianta?

Não, Duley, como faço para resolver isso:
Uso o AUTOSAVE do FSUIPC, percebeu que chegou a "apitar" ao redor de 3.8~3.9GBs, fecha o FS e abra de novo. Assim, ele impa o cache (feche também outros programas, em especial o Browser e Weather engine.

Programas acessórios, como o RAAS, de cenários, etc carregam sua memória, verifique em dll.xml (FAÇA SEMPRE UM BKP de segurança  damn )
(na pasta Vista/Win 7: C:\Users\[USUARIO]\Appdata\Roaming\Microsoft\FSX e no XP: C:\Documents and Settings\Application Data\[USUARIO]\Microsoft\FSX)

[DICA PARA VÔOS LONGOS] Mantenha cenários que não irá utilizar desativados - há uma maneira simples de fazê-lo - SceneryConfigEditor - Esta ferramenta oferece a possibilidade de desativar rapidamente todos os cenários não-essenciais, Baixe aqui: http://sourceforge.net/projects/fs-sceditor/files/

Como é carregado todos os cenários do percurso, vôos de longo curso com configs de VFR certamente irão carregar o cache do VAS (e ele não limpa, não interessa o que você faz!) evite mudar muito, reduza algumas texturas, ajuste para DEP/ARR, dá um trabalho, e, por fim... feche e reabra seu FSX/P3D pirate 

Informações adicionais(sugiro visitar também este link:http://kostasfsworld.wordpress.com/fsx-software-and-hardware-guide/)

OOMs (erro de falta de memória virtual - VAS) e por que eles acontecem:

FSX é um aplicativo de 32 bits, portanto, tem a capacidade de usar até 4 GB de espaço virtual (VAS). Isto não tem nada a ver com o espaço livre no disco, memória RAM física instalada ou o tamanho da RAM. VAS (espaço de endereço virtual) é um mapa de memória em que FSX está funcionando. Se FSX tenta utilizar mais de 4 GB de VAS, ele irá falhar. VAS é mais impactado pela configuração LOD RADIUS (no FSX é padrão em 4.5 e os tweaks sugerem não ultrapassar 6.5, eu uso 5.5), adicionalmente através de aviões pesados ​​como PMDG NGX e ORBX cenários como PNW ou similar. UTX também coloca um uso pesado em VAS. (tradução do Kosta, adaptado, ache aqui)

A VAS pode ser facilmente monitorado por qualquer FSUIPC - veja a dica neste post ACIMA thumbs2  (um aviso quando VAS atinge cerca de 3.8GB, dando uma chance de salvar o vôo) ou visualmente através Process Explorer.

[Main]
FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.15

FFTF determina a fração do tempo de CPU dada ao carregador de cenário em relação ao tempo gasto renderização. Basicamente, é uma relação entre o carregador de cenário e FPS mais rápido. Execute-o mais baixo, você tem mais FPS. Execute-o em 0(ZERO), você não dá tempo a CPU para carregar cenários. Quanto mais rápido for o processador, menor este número pode ser, porque menos fração do relógio da CPU é necessário para carregar com sucesso o cenário.

Segundo Kosta, deve ser utilizado com o BP = 0 (Bufferpools) para equilíbrio do sistema. Significa sobrecarregar o sistema e esperando que FFTF = 0,1 ou menor vai ajudá-lo a trazer o FPS e isso é um erro.

e sobre Bufferpools (Este tweak ignora o bufferpool interno FSX, e envia os dados diretamente da CPU para a GPU. Benefício: FPS superiores, Desvantagem: possíveis artefatos. Um bom equilíbrio com FPS travado internamente no FSX, na minha opinião, é a melhor relação!)

[BUFFERPOOLS]
Poolsize=0
Usepools=0

[DISPLAY]
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=40 (é o suficiente!)

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask= (Ajustar para o melhor uso, conforme for seu processador! Dá uma olhada no link do Kosta para maiores informações  thumbsup )

Bem, não tem certo, só testando mesmo.... uma GRANDE dica, se está bom, não mexa MUITO. e sempra faça BACKUP, SEMPRE!

Espero tê-los ajudado.... dúvidas, se puder contribuir... estou a postos  cheers 
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

OOM como monitorar sua memória virtual (VAS) Empty Re: OOM como monitorar sua memória virtual (VAS)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos