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Dicas para melhorar a performance do X-plane 10

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Dicas para melhorar a performance do X-plane 10 - Página 3 Empty Re: Dicas para melhorar a performance do X-plane 10

Mensagem por pgnmaster Seg 01 Out 2012, 09:35

Galera eu encontrei essas informações no site: BR-X sobre uma boa configuração do X-PLANE 10, para uma boa performance com bons gráficos. Espere que gostem!


Configurando Graficamente o XPlane 10
Olá Comandantes,


Resolvi criar um pequeno tutorial para que o iniciante do XPlane 10 possa configurar o simulador de modo a obter a melhor performance possível, balanceando as opções gráficas para não sobrecarregar o limite do PC. Futuramente teremos outros tutoriais para setar joysticks/manches, criar cenários, melhores adicionais e muito mais, afinal de contas, o nosso blog é a casa do Xplane!

Lembrando que o último patch deverá estar aplicado para que as opções sejam as mesmas deste guia.

Para configurar as opções gráficas do Xplane 10, localize na barra superior, Settings e escolha Rendering Options.





Vamos agora explicar as principais opções de optimização do simulador:


essas opções são as melhores que achei para a minha configuração atual: Intel Core I7, 6 Gb Ram, Windows 7, GPU Nvidia GTX570, Placa mãe Asus Sabertooth Z77

compress textures to save VRAM: geralmente deixo marcado, mesmo você tendo uma placa de vídeo (GPU) com boa memória, evitará os chamados gargalos de banda a troco de uma leve (e imperceptível) perda de qualidade em algumas texturas.

texture resolution: dependendo da memória da GPU, escolha a melhor qualidade (extreme res!). A diferença, ao contrário da opção anterior, é brutal, visto que em minimal as texturas vão se apresentar borradas e sem definição. Ganha-se performance em detrimento da qualidade da imagem.

framerate lock to monitor: semelhante ao LOCK do Flight Simulator, ele trava os frames de acordo com a sua escolha (geralmente deixo em do not lock). Vamos explicar rapidamente o que seria um frame: o olho humano tem a capacidade de processar 30 frames por segundo, ou seja, 30 imagens (diferentes ou não) por segundo. Quanto maior for esse número, mais suave a animação se tornará. Lembrando que uma animação nada mais é do que uma sequência de frames.



No simulador, esse processo não será diferente: o pc deverá processar pelo menos 30 imagens diferentes para que o "filme" não fique "engasgado". Digamos que até 20 frames/segundo se tem condições de voar. A partir do momento que você trava o framerate em 20, por exemplo, o seu computador terá a liberdade de escolher outras ações que não seja gerar quadros, desafogando assim o sistema.

Programas como FRAPS (http://www.fraps.com/), por exemplo, podem medir a performance. No Xplane existe a opção de mostrar os frames sem a necessidade de programas alternativos, mas isso será discutido em outra oportunidade.

run full-screen at this resolution: Xplane rodará em tela cheia, aproveitando 100% da área do seu monitor e resolução.

screen resolution: quanto maior a resolução, melhor será a qualidade da imagem e mais pesado rodará o simulador. Obviamente que acima de 720p (1280x720 pixels), os serrilhados (jaggies) serão cada vez menores.

gamma: afetará na iluminação (níveis de preto), principalmente nos ambientes escuros, onde existe uma maior incidência de luz artificial. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw view indicator: desenhará um cursor para orientar a posição frontal da cabine. Não terá qualquer detrimento de performance.

dim under high G-load or hypoxia: habilitará os efeitos de gravidade (efeito G), a tela ficará escura, simulando um desmaio ou mal estar do piloto, mediante manobras bruscas da aeronave. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw hi-res planet texture from orbit: texturas de qualidade da superfície serão mostradas, mesmo que vistas do espaço (no caso você pilotando a Space Shuttle). O impacto nos frames é imperceptível.

runways follow terrains contours: as pistas dos aeroportos seguirão o relevo do cenário. Em alguns cenários baixados pela internet, desmarcar a opção talvez seja necessário. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw forest fires and baloons: habilitará incêndios em florestas e a presença de balões no espaço aéreo. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw birds and deer in nice weather: habilitará revoada de pássaros, simulando inclusive a colisão deles com a sua aeronave e os efeitos que poderão ocasionar. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw aircraft carriers and frigates: habilitará a presença de porta-aviões e fragatas no litoral, permitindo assim pouso e decolagem dos mesmos. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw Aurora Boreals: desenhará os lindos efeitos da Aurora Boreal a noite e nos lugares mais ao norte do planeta. Não terá qualquer detrimento de performance.

(todas as opções abaixo afetam em demasia na performance do Xplane)

number of trees: número de árvores do autogen. Na minha opinião, filled in já está de excelente tamanho.

number of objects: número de objetos do autogen. Lembrando que o Xplane gera, além de casas e edifícios, pequenos objetos como cercas, quintais, cadeiras, automóveis, postes e até coisas menores como churrasqueiras, bolas, brinquedos, etc, o que ocasionará mais processamento desnecessário.

number of roads: quantidade de ruas, avenidas ou estradas que serão desenhadas, baseados nos dados do OSM (open street map). Particulamente deixo em tons, visto que em extreme "polui" muito o cenário fotoreal.

number of cars: número de carros circulando pela cidade. O impacto na performace é alto, selecionei Siberia Winter e o tráfego, na minha opinião, está excelente.

world detail distance: a distância em que todos os objetos do cenário começam a ser desenhados. É bom ficar atento pois com muitas texturas na tela, poderão ocorrer os chamados "gargalos" de memória. Optei por high, o que já dá um bom "draw distance".

airport detail: nível de detalhes dos aeroportos. Dependendo do tamanho do terminal e nível de detalhamento, isso poderá ser um problema. Nos cenários do BR-X, teremos todo o cuidado para que não ocorram travamentos e possamos rodar os terminais com todos os detalhes possíveis.

shadow detail: qualidade das sombras. Impacto altíssimo na performance, visto que na última opção (global), o Xplane calcula as sombras de TODOS os objetos do cenário, inclusive em ambientes fechados.

water relection detail: nível de reflexo da água. O impacto na performace é altíssimo. Na minha opinião os gráficos no medium diferem pouquíssimos do complete, porém a diferença de performance é absurda.

3D bump-maps: adiciona um aspecto tridimensional (profundidade) nas texturas dos objetos. Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

gritty detail textures: adiciona um aspecto mais real das texturas dos objetos. Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

draw volumetric fog: efeito de névoa será volumétrico, onde a densidade e a iluminação incidirá diretamente no efeito. Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

draw per pixel lightning: a iluminação nos objetos ficará muito mais real, aplicando shaders sobre os mesmos. Não terá muito detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

HDR rendering: aqui onde o Xplane 10 alça vôo perante a concorrência. Cada ponto de luz (postes, aeronaves, holofotes, casas, luzes dos veículos etc.) incidirá sobre os objetos do cenário, permitindo assim inúmeros pontos de sombra e iluminação, causando assim uma realidade visual absurda nos vôos noturnos. Um dos maiores "comedores" de performance no Xplane, mas acredite: vale a pena!

atmospheric scattering: objetos a longa distância são desenhados gradativamente quando se chega perto, evitando assim o chamado pop-up de objetos (edificações aparecendo de repente no cenário). Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

HDR anti-aliasing: diminurá os serrilhados das sombras e objetos, FXAA post process já causa uma diferença absurda na qualidade e pouco se perde na performance, ao contrário de 4x SSAA quad render.

anisotropic-filter level: qualidade das texturas dos objetos a longa distância, deixando-as mais nítidas. Geralmente deixo em 16x já que não terá detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

number of cloud puffs: apesar do enorme avanço devido aos últimos patches, as nuvens no Xplane ainda são as maiores devoradoras de frames do sistema. Deixo em 50% some, já que é o suficiente para desenhar um bom céu.

Com essas setagens, amigos, consigo uma performance superior a 45fps, mesmo com nuvens overcast e cenários do Rio de Janeiro ou Fortaleza, lotados de prédios e rodando a uma resolução de 1920x1080, ou seja, em FULL HD.

A engine do Xplane é simplesmente fantástica!

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Mensagem por HamiltonJr Sáb 08 Dez 2012, 16:50

E ai galera, esse é meu primeiro post, se tiver algo errado me avisem.

Meu X-Plane10 está rodando muito lento e travando bastante, segue abaixo a configuração do meu PC e se alguém puder me ajudar a configurar o X-Plane10 eu serei muito grato.

Win 7 Ultimate
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Mensagem por Joz Sáb 08 Dez 2012, 18:39

HamiltonJr escreveu:E ai galera, esse é meu primeiro post, se tiver algo errado me avisem.

Meu X-Plane10 está rodando muito lento e travando bastante, segue abaixo a configuração do meu PC e se alguém puder me ajudar a configurar o X-Plane10 eu serei muito grato.

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Seja bem vindo, HamiltonJr! Welcome
Você leu o post anterior ao seu? Tem dicas importantes sobre configuração.
Caso você já tenha testado essas configurações, reduza mais algumas. Principalmente sobre resolução e número de objetos.
Depois escreve novamente para sabermos se deu certo. thumbsup

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Mensagem por HamiltonJr Sáb 08 Dez 2012, 18:43

Valeu...... vi e irei fazer os testes, postarei os resultados em breve, grande abraço..

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Mensagem por Zulu Dom 06 Jan 2013, 07:34

Bom dia pessoal,

como faço para desabilitar somente o tráfego aéreo (AI)? Realmente dá alguma diferença no desempenho?

Obrigado.
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Mensagem por anderat Qui 10 Jan 2013, 13:08

Pessoal,

Para jogar o X-Plane em FULL HD a configuração abaixo aguenta em resolução máxima o jogo?

Intel i5 - 4 core - 3,2GHz
GeForce GTX650 2Gb
8Gb RAM

Obrigado

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Mensagem por RafaelVidal Qui 10 Jan 2013, 15:37

Para um i7 com Nvidia de 1M a GFX630M , qual seria a melhor? estou tendo muita dificuldade com o simulador. Obrigado Smile

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Mensagem por zecamera Qui 10 Jan 2013, 17:35

anderat escreveu:Pessoal,

Para jogar o X-Plane em FULL HD a configuração abaixo aguenta em resolução máxima o jogo?

Intel i5 - 4 core - 3,2GHz
GeForce GTX650 2Gb
8Gb RAM

Obrigado

Jogar? que jogo?

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Mensagem por Zulu Qui 10 Jan 2013, 19:22

Poxa, ninguém respondeu a minha pergunta. hmmm
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Mensagem por Carcinogen Qui 10 Jan 2013, 20:08

Para quem tem 2GB de VRAM utilize esta configuração, para quem está com 1GB de VRAM abaixe a textura, pois nesta opção está em extreme.
Se for utilizar HDR provavelmente terá que reduzir world detail distance...

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Mensagem por marcos adriano Ter 26 Mar 2013, 06:58

meu pc tem amd athon x3 450 mhz 4gb a placa de vidio radeon 5670 que configuraç usar no x plane 10

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Mensagem por Carvalho Ter 26 Mar 2013, 12:01

Marcos, seja bem-vindo mas por favor observe as regras do forum antes de postar, no seu caso a 21

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Mensagem por marcos adriano Sáb 30 Mar 2013, 10:00

ola pessoal preciso melhorar o meu pc processador atlhon x3 450 mhz ddr3 a placa de vidio radeon 5670 0 que eu devo trocar para melhorar o x plane 10 ele demora pra carregar e trava um pouco a configuração baixa

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Mensagem por kari0ca Sáb 30 Mar 2013, 11:21

marcos adriano,
Você já leu este tópico desde o inicio? aqui estão várias sugestões que podem melhorar a performance do x-plane.
Existe até um tutorial de configuração do x-plane.

Caso já tenha lido os 2, diga-nos quais são as suas dúvidas.
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Mensagem por lucianogomesmarinho Qui 11 Abr 2013, 22:26

Pessoal gostaria de saber qual a melhor configuração para rodar o X-Plane 10 na minha maquina!!! Segue os dados dela abaixo!!!

Mac Book AIr -
Processador - 1,7 Ghz Intel Core i5
Memória - 4GB 1600 Mhz DDR3
Placa de Video - Placa Gráfica Intel HD Graphics 4000 512 MB

Vlw se alguém poder me ajudar!!!

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Mensagem por Carcinogen Sex 12 Abr 2013, 20:30

Tenta assim:

Resolução das Texturas: Normal ou alta
Numero de arvores: Hugger
Numero de objetos: Tons
Road: Tons
Carros: Siberian
World Detail Distance: Tentar médio, se pesar diminua
Airport: Default
Shadows: Static
Water: Nome (mínima qualidade)

Efeitos especias marcar apenas draw volumetric fog e fritty detail textures

HDR com sua placa não é aconselhável...

Detalhes de nuvens no mínimo ou até 35%.

Anti aliasing e anisotrópico em 2x ou 4x ambos...

tenta aí...

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Mensagem por lucianogomesmarinho Sáb 13 Abr 2013, 00:14

Ficou excelente !!! A Gamma vc's deixam em 1,9 mesmo? onde consigo ver os frames ??? pq acho que da até para aumentar um pouco os graficos ainda!!! gostaria de saber se da para fazer que nem no FS que vc meche a cabeça do piloto com o direcional do manche!!! Abração a todos!!!

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Mensagem por Carcinogen Sáb 13 Abr 2013, 10:07

lucianogomesmarinho escreveu:Ficou excelente !!! A Gamma vc's deixam em 1,9 mesmo? onde consigo ver os frames ??? pq acho que da até para aumentar um pouco os graficos ainda!!! gostaria de saber se da para fazer que nem no FS que vc meche a cabeça do piloto com o direcional do manche!!! Abração a todos!!!

O gamma depende de alguns fatores, mas o ideal é você ir mudando e vendo qual se torna mais real ou do seu agrado. Aqui, por exemplo, utilizo 1,8 em voos noturnos e 2,5 nos diurnos.

Para ver frames rates você tem que ir em entrada e configuração de dados no menu principal e marcar o 4° quadrado referente a frame rate, é logo na primeira linha que fica no canto superior esquerdo.

Para mexer a cabeça vá no campo de joystick, área de botões básicos se não me engano, e procure por General Command: Tilt up, down, left e right... Não tem segredo, marca a opção e mova seu joystick para a posição correspondente.

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Mensagem por lucianogomesmarinho Sáb 13 Abr 2013, 20:06

Vlw!!! Deu tudo certo!!! Obrigado!!!

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Mensagem por Crisógono Sáb 27 Abr 2013, 12:10

pgnmaster escreveu: “Configurando Graficamente o XPlane 10...”

Maravilhosa idéia! Estou com dificuldades para ajustar meu X-Plane e seu tutorial veio a calhar. Fiz a resenha abaixo e peço comentá-la,pois quero ficar sabendo se entendi certo.

Máquina atual: Recomendada?

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Patch: O que é? Como “aplicá-lo”?

Otimização do computador:

As opções abaixo não comprometem a performance:
Compress textures to save VRAM: Deixar marcado
Texture resolution: Marcar Extreme rex!
Framerate lock to monitor: Deixar em Do not lock
Run full-screen at this resolution: Tela cheia. Deixar marcado.
Screen resolution: 720p (1280 x 720 pixels) ou mais
Gamma: Experimentar
Draw view indicator: Cursor para orientar a posição frontal da cabine. Experimentar.
Dim under high G-load or hipoxia: Efeitos de gravidade. Desmarca?
Draw hi-res planet texture from orbit:Regula das texturas da superfície da Terra. Experimentar?
Runways follow terrains contours: As pistas seguirão o relevo do terreno. Desmarcar em alguns cenários add-on.
Draw forest fires and baloons:Mostra balões no espaço e incêndios em florestas.Preferência pessoal
Draw birds and deer in nice weather: Revoada de pássaros e colisão com aeronaves. Idem.
Draw aircraft carriers and frigates:Presença desses barcos permitindo operações aéreas. Idem.
Draw Aurora Boreals: Exibe Auora Boreal à noite nos locais próprios.Idem.

As opções abaixo comprometem a performance:

Number of trees: Marcar Filled in
Number of objects: Marcar o mínimo
Number of roads: Marcar Tons
Number of cars:Marcar Siberia Winter
Word detail distance:Marcar High
Airport detail: Experimentar
Shadow detail: Experimentar
Water reflection detail: Experimentar
Gritty detail textures: Experimentar
Draw volumetric fog: Experimentar
Draw per pixel lightning:Aplicar Shaders. Como fazer? Experimentar?
HDR rendering:Experimentar
Atmospheric scattering:Experimentar
HDR anti-aliasing:Marcar FXAA post process cujo resultado é melhor do que 4x SSAA quad render.
Anisotropic-filter level: Marcar 16x
Number of cloud puffs: Marcar 50% some

“Experimentar” significa que não sei o que marcar e devo escolher uma ou outra opção para ver o resultado.
Abraços, Crisógono.

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Mensagem por Duley Qui 02 maio 2013, 11:06

Estou decepcionado.
Instalei, atualizei e os frames estão bem abaixo do esperado. Usei as várias dicas aqui deixadas e ainda assim não gostei do resultado. Pra conseguir uma coisa satisfatoria, tenho que deixar os gráficos um tanto piores em relação ao FSX.

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